A cor dos meus dias...

A cor dos meus dias...

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Menos um página no calendário, mais um mês de desafios e conquistas pela frente ( pelo menos é nisto que me quero focar), Janeiro é sempre o mês das expectativas e dos planos, dos rascunhos, agora é tempo de passar a limpo, as dificuldades  que este ano impõe estão cada vez mais evidentes é necessário criar alternativas, alterar rotinas.
Neste primeiro mês do ano a caixa de email do trabalho foi eximia em dar más noticias, pequenos nadas para uns, grandes dificuldades para outros. Ontem a noticia de fim de dia foi bombástica para mim, trabalho por turnos, o meu marido também estes anos temos conseguido gerir a nossa vida familiar com muita ginástica, à custa de muito sacrifício da nossa vida pessoal, mas tem sido sempre possível graças a trocas de turnos, por exemplo se estamos os dois a trabalhar de tarde, um troca para manhã e o outro faz tarde, assim um está com as pipocas de manhã para as despachar e deixar na escola e o outro está em casa de tarde para as ir buscar, ajudar nos TPC`s, banhos, jantar, etc, toda a rotina de fim de dia, não tendo família por perto só podemos contar mesmo um com o outro, mas agora a minha empresa decidiu que já não vai permitir a troca de turnos entre colaboradores, se estas trocas não prejudicam em nada a  empresa, não tem qualquer tipo de custos, não consigo compreender...o facto é que este pequeno pormenor vai comprometer tudo o que tínhamos como garantido até hoje, pois agora quando por exemplo quando estiver no turno da tarde e o meu marido também, eu a sair ás 22h e ele ás 00h, quem vai buscar as pipocas á escola? quem vai dar o jantar? e ajudar nos TPC´s? quem vai aconchegar e deitar?  Este país está doente, muito doente os valores estão todos trocados, quando sem tem das mais baixas taxas de natalidade, quando não existem preocupações sociais, quando se colocam entraves e dificuldades a quem apenas quis ser mãe e pai, não sei que futuro se pode esperar. Para a próxima semana faço o quê? Falto ao trabalho? Abandono as minhas filhas no portão da escola???? Sinceramente estou mesmo revoltada!


3 comentários:

  1. Que situação. Entendo a tua revolta. As entidades patronais muitas das vezes esquecem-se que os trabalhadores são seres humanos com vida própria e com família :s Não tens ninguém, uma amiga que te possa ajudar a ir buscar as meninas a escola, e ficar com elas se por acaso acontecer de tu e o teu marido terem de ficar a trabalhar no mesmo período?
    Espero que consigam resolver da melhor forma possível.
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, por agora consegui contornar a situação não sei que será por muito tempo, mas depois se verá, não vou sofrer por antecipação ;-). bjinhos

      Eliminar
  2. Estamos a ir por um mau caminho, é verdade. Passaram-se anos e a sociedade trabalhista ainda «força» a mulher (de preferência) a abandonar possibilidades de empregabilidade para ficar a cuidar dos filhos a tempo inteiro. Tal é a dificuldade em conciliar AMBAS as coisas.

    Mas e aqueles que adiam a vontade de ser pais porque não têm boas condições de empregabilidade? Esses ainda estão pior! Por isso é que acho: mais vale tê-los e logo se vê de onde saem as forças para os criar que esperar pelo momento certo. Esse não existe.

    ResponderEliminar